Este post poderia se chamar também de "Palavras de Mestre", pois foi num destes eventos de Capoeira Angola, uma vez quando questionado sobre as graduações no interior das hierarquias da Capoeira Angola, Mestre Jogo de Dentro esclareceu que somente existiam duas: Mestre e Contramestre. O grupo Semente do Jogo de Angola ainda conta com os chamados "calças-pretas", mas que não se trata de uma graduação, e sim de uma autorização para que o contemplado possa desenvolver trabalho com Capoeira Angola. 
O que me chamou a atenção na sua explanação foi sobre a origem da graduação de Contramestre. Segundo Mestre Jogo de Dentro, a origem do termo contramestre estaria na intima relação que capoeiras possuíam com os trabalhos portuários. Muitos capoeiras trabalhavam nos portos como estivadores, como marujos, como pescadores, ou ainda, por morarem em cidades litorâneas compartilhavam uma cultura portuária que foi incorporada pela cultura da capoeira que os mestres do inicio do seculo XX estavam construindo.

 
Tendo esses parâmetros procurei um nexo entre a associação da capoeira com atividades do mar, consequentemente sobre essa metáfora na organização hierárquica da Capoeira Angola (1. Mestre 2. Contra-Mestre).
 
Definição em Dicionários atuais:

Definem o termo de forma simples e direta: Contra-Mestre: O imediato ao mestre (em navio, fábrica, estaleiro, etc.). Mas há dicionários que formulam uma definição mais elaborada:
 
A palavra contramestre (con.tra.mes.tre), masculino (feminino: contramestra), tem como definição:
 
     1. O imediato ao mestre ou ao seu substituto; 
     2. Abaixo do mestre ou do chefe. 
 
Sendo que, tradicionalmente é um grau abaixo de Mestre, um título, uma graduação, uma etapa alcançada, uma conquista. Não podendo ser substituído por mestrando, que é alguém que está estudando o mestrado em qualquer área cientifica, não podendo ser um título, sendo no final o título de Mestre (MSc).

Aqui, nem é preciso comentar a confusão que alguns fazem com o termo "mestrando" usualmente dos centros de pesquisas universitários, mas continuemos...
 
Outra definição do contramestre, "o contramestre mais antigo, encarregado da limpeza e conservação e da disciplina da tripulação do convés de embarcação mercante, Marinha Mercante." Mesmo porque a Capoeira teve sua propagação nos Cais de vários portos do Brasil, sendo os capoeiras, que eram tripulantes de embarcações, atrações de rasteiras dos grandes portos no século XIX. (Dicionario Informal)
 
Esta última, portanto, é uma definição ligada a hierarquia da Marinha de Guerra Portuguesa. Foi também da Marinha portuguesa do século XIX que retiramos a figura do topo desta postagem representante da definição de contramestre a seguir: CONTRA-MESTRE – Designação dos oficiais inferiores da classe de Manobra da Marinha, durante os séculos XVIII e XIX. No século XVIII os Contra-Mestres tinham uma graduação imediatamente inferior à dos Mestres e superior à dos Guardiões.


Definição em um Dicionario de 1819:

Partindo da definição anterior, encontrei um material produzido no século XIX que pode ser elucidador sobre a questão dos contramestres na Capoeira Angola. Trata-se da obra: Princípios de Direito Mercantil e Leis da Marinha para o uso da mocidade Portuguesa, destinado ao comércio, de 1819 e impresso em Lisboa. 
 

 


Escrito por José da Silva Lisboa (Deputado, e secretário da mesa da inspeção da agricultura e comercio da cidade da Bahia), define no Capitulo XXI, contramestre "como oficial do Mar, que participa das funções de Mestre, e na falta dele faz as vezes". Esclarece ainda, o verbete deste material, certa hierarquia de poder dentro das embarcações (ou da Marinha) e quais as funções do contramestre.

 



Acredito que algumas praticas e hábitos do passado colonizador português  foram apropriadas pela capoeira do século inicio do XX (de Mestre Pastinha e seus seguidores).
A aproximação dos capoeiras com atividades do mar podem ser encontradas, com grande força, em uma postagem deste blog relacionado à Antonio Vianna, em que relata uma luta entre "ganhadores e carroceiros" do Cais do Ouro, na antiga Salvador.

Entre as definições elaboradas a que melhor nos faz compreender o termo contramestre dentro da capoeira está neste material elaborado no século XIX: "na falta dele [mestre] faz as vezes". É exatamente ai, que se compreende a função dos contramestre da capoeira angola. Eles devem fazer as vezes do mestre em sua ausência.
 
Fonte: Blog Veneno da noite Terça-feira, 12 de março de 2013